Escalas e dimensões

Escalas sempre me fascinaram. Quando era mais novo, eu adorava ler as escalas de modelos de carro (Revel, alguém?) e queria entender como aquilo funcionava. Divide 1 por 24? Pra que?

(por sinal, escalas de modelo são uma proporção entre o tamanho real e o do modelo. 1:24 por exemplo, significam que cada medida do modelo deve ser multiplicada por 24 para ter o tamanho da medida real)

Depois de mais velho, aprendi a apreciar escalas como uma forma de entender tamanhos muito grandes pra serem compreendidos só com medidas. Recentemente eu adaptei uma imagem que usa frutas como escala do Sistema Solar, pra usar frutas brasileiras. É uma excelente maneira de entender a diferença de tamanho dos planetas gasosos e dos rochosos, por exemplo.

Sistema solar em escala

Mas e a Via Láctea? Na escala da imagem acima, que tem o Sol com 2 metros de diâmetro, a nossa galáxia teria 1.3 BILHÕES de quilômetros de diâmetro! Essa é a distância real entre a Terra e Saturno!

Mas quanto isso é significativo? Bom, posso dizer que nossa galáxia tem 100 mil anos luz de largura, ou 6,000,000,000 vezes a distância entre a Terra e o Sol, mas isso são só números, é difícil entender realmente o quanto isso representa.

Então eu vi uma imagem que me ajudou a entender melhor.


Aproximadamente 100 anos atrás a humanidade descobriu e começou a usar ondas de rádio pra se comunicar. Desde então, as transmissões têm se afastado da Terra em bolhas de comunicação que se propagam na velocidade da luz (ondas de rádio, assim como outros espectros de radiação, se propagam na velocidade da luz), mais ou menos do jeito que as ondas se propagam ao redor da pedra que você joga na água, só que em uma bolha.

Sendo assim, essas primeiras transmissões de 100 anos atrás da bolha ‘mais de fora’, hoje formam uma bolha de 100 anos-luz de raio ou 200 anos-luz de diâmetro ao redor da Terra.

 

Esse é o tamanho dessa bolha em relação à Via Láctea inteira:

WgGYthv
Clique na imagem ou aqui para o link e imagem em tamanho original

Santa tartaruga!! A Via Láctea é gigante!

Eu adoro escalas.

 

Boas leituras!


Tamanho da Via Láctea (em inglês): https://www.universetoday.com/75691/how-big-is-the-milky-way/

Original da bolha de transmissão de rádio, por Adam Grossman e Nick Risinger: http://www.planetary.org/multimedia/space-images/universe/extent-of-human-radio-broadcasts.html

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s