Vamos falar sobre oposição?

Não essa que você pensou. Oposição é um termo astronômico que indica que um corpo celeste está do lado oposto da esfera celestial. É um termo geralmente usado pra definir quando um planeta está do lado oposto do Sol, em relação à Terra:

Screen Shot 2017-06-14 at 7.07.15 PM

Isto faz estes momentos extremamente úteis para os astrônomos e interessados, pois o planeta está completamente iluminado pelo Sol e está em seu momento mais próximo à Terra.

“Mas porque isso agora?” Você pergunta? Por que Saturno em breve vai estar em oposição.

A oposição de Saturno não é tão rara e acontece todos os anos, mas este ano é especial. Os anéis estão com uma inclinação de mais de 26° em direção à Terra, então o planeta está extremamente brilhante! O que acontece é que de 1996 a 2009 era possível ver o hemisfério sul de Saturno. Em 2009, os anéis estavam quase invisíveis do nosso ponto de vista (tente olhar um CD ‘de lado’)

Screen Shot 2017-06-14 at 9.30.14 PM

e desde então eles vem se realinhando, os anéis cada vez mais visíveis conforme o eixo do planeta gira, um pouco mais a cada ano. E eles vão estar no máximo de inclinação e brilho (inclinação dos anéis+oposição) como acontece só a cada 15 anos.

É exagero dizer que isto acontece ‘amanhã’ ou em qualquer um dia especial, por que se você perder isso no dia exato, a diferença de ver no dia seguinte ou anterior é muito pequena. Maaaaaas… Dia 15 de junho de 2017 é o pico máximo de oposição+inclinação, então se você quiser conferir, garanto que não vai se decepcionar.

Mais brilho = mais resolução de detalhes em telescópios!

saturn-ring-aspects
Animação do NakedEyePlanets sobre a variação do eixo

Lembrando que Marte, a cada dois ou três oposições também está no seu ponto mais próximo do Sol. Estas oposições acontecem a cada 15 ou 17 anos, e ano que vem é um!! Mais sobre isso em breve.

“Gostei, quero ver Saturno!”

Boa campeão! O ideal é ter um pequeno telescópio. Saturno é uma das jóias do sistema solar e merece ser apreciado. Se você ou um amigo não tiverem o telescópio, procure um clube de astronomia na sua cidade.
Não tem telescópio nem clube na cidade? Tente aquele binóculo parado na estante. A resolução não vai ser a mesma, mas você provavelmente vai conseguir definir os anéis (Saturno parece uma estrela gordinha, em um binóculo pequeno).

Não rolou binóculo também? Então pelo menos procure Saturno, que tem um brilho amarelado diferente de Júpiter, que parece mais branca e é um pouco mais brilhante.

Pra encontrar, fique de costas pro lugar aonde o sol se pôs por volta das sete da noite. Mesmo que tenha muita luz na sua cidade, você deve conseguir enxergar três pontos bem brilhantes. A mais brilhante e mais alta no céu é Júpiter. A menos brilhante das três é Antares (uma estrela de verdade). E a segunda em brilho e a mais pra baixo no horizonte a sua frente é Saturno. Bom proveito!

Boas observações e céus limpos!

Obs: a imagem do post é pra fins ilustrativos. É uma imagem da Cassini, *em oposição ao Sol* em relação a Saturno.


Fontes:

http://www.nakedeyeplanets.com/mars-oppositions.htm

http://www.nakedeyeplanets.com/saturn.htm

http://www.nakedeyeplanets.com/saturn-orbit.htm

http://earthsky.org/astronomy-essentials/give-me-five-minutes-ill-give-you-saturn

https://saturn.jpl.nasa.gov/galleries/images/

SaveSave

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s